quinta-feira, 9 de maio de 2013

Lanches práticos (parte 1)


Boa tarde pessoal!!!

A pedido, hoje vim falar sobre lanches rápido e práticos.
Bom, quem não gosta de praticidade, não é? Mas o que muita gente acha é que se for seguir uma linha saudável acaba a praticidade, mas não é bem por ai.

Temos muita opção de lanches práticos e saudáveis, hoje vou falar um pouco melhor sobre os sanduíches.

Muitos clientes chegam ao consultório dizendo que não conseguem comer somente uma fruta à tarde, pois sentem muita fome e me perguntam se podem levar um sanduíche para o trabalho.
Sem problemas, podemos optar pelos sanduíches sim, desde que tomemos cuidado como este está sendo preparado.

Qual cuidado precisará ter? Primeiramente, o tipo de pão, cuidar para trocar o pão branco pelo integral, lembrando-se de cuidar os rótulos do pão que está consumindo para saber se realmente é integral. E em segundo, o que colocaremos de recheio.

Bom, primeiramente, o pão integral terá maior porte de vitaminas, minerais e fibras com isso o tempo de absorção será menor, assim fazendo com que haja maior saciedade, tirando o fato de que tem muitos nutrientes importantes para nosso organismo. 

O pão branco tem um grande porte de amido (o qual o pão integral também tem), que serve como um ‘’combustível’’ para nosso corpo, porém é um amido não resistente que, a absorção é muito rápida e terá maior porte de açúcares simples e gorduras.

O que colocar no recheio?  A maioria, pela praticidade, coloca presunto ou peito de peru, queijo e margarina.

Bom, falando sobre os embutidos (presunto, peito de peru, etc.), a maioria gosta de utilizar o peito de peru por ser uma opção mais saudável. De fato o peito de peru contém menor quantidade de gordura, porém é rico em sódio e outros aditivos químicos em sua composição como qualquer outro embutido. Então o que posso colocar no lugar como fonte de proteína? Podemos utilizar atum e sardinha, já que são ricas em gorduras benéficas (ômega 3). Existem várias receitas saborosas e naturais de pastinhas de atum e sardinha que podemos elaborar para deixar nosso lanchinho mais gostoso, exemplo:

Colocar o atum ou sardinha com cenoura (ou outro legume de sua preferência) + temperinho verde e bater tudo no liquidificador junto com azeite de oliva. Se você quiser, pode utilizar ainda outros temperos conforme for o seu gosto... E pronto! Uma ótima opção para colocar no seu pão!

Agora falando sobre os queijo, os queijos processados também passam por várias modificações, incluindo uma grande quantidade de sódio e outros aditivos, e grande quantidade de gordura. A melhor opção é utilizar queijo branco, como ricota ou queijo minas.

Margarina: Como havia falado em um post anterior, mesmo com novas formas de fabricação, não utilizando a hidrogenação, a margarina continua tendo grande quantidade de aditivos químicos em sua composição. Podemos substituir pela manteiga vegana, como já vimos nesse blog, ou por azeite de oliva purinho, uma vez que esse é uma gordura benéfica além de ser um ótimo antioxidante. #ficaadica

Viu? Não é tão difícil assim! Agora aqueles que não se contentam em comer só uma frutinha podem degustar um sanduíche saboroso e bem nutritivo...



Lembre-se: Sendo muito práticos e não cuidando da nossa alimentação, nosso futuro será nada prático, correndo atrás do prejuízo. Então o que você prefere? Vale a pena refletir e mudar para uma vida mais saudável, não é mesmo?!

Beleza então, pessoal, no próximo post vou trazer outras opções de lanches práticos e saudáveis, fiquem ligados e compartilhem! :)

Abraços da Nutri Renata e até a próxima!

3 comentários:

  1. show de bola , uma pergunta só , eu e minha esposa e filho , fizemos apenas 2 refeições diárias , almoço e janta , as vezes tomamos café pela manhã , mas aeh chega ao meio dia não temos fome e só comemos á noite, é normal isto , tem casos iguais??? e quais problemas podem ocorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal não é, mas nada para entrar em pânico, o que pode estar acontecendo é que seu metabolismo já esta acostumado com essa rotina, mas não pode ser assim, teu corpo precisa ser alimentado de 3 em 3 horas, para manter o metabolismo ativo, isso significa tanto na parte de perda de peso, mas principalmente na manutenção da sua saúde. Então é muito importante não pular as refeições. O que pode gerar é ganha de peso, ou até mesmo hipoglicemia (fraqueza, tonturas, enjoos). Principalmente se seu filho esta em fase de crescimento, precisa ter cuidado com isso, para crescer bem, e com metabolismo reguladinho. Espero ter ajudado!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir