quinta-feira, 30 de maio de 2013

Benefícios da água para a estética!



Oi gente hoje é feriado mas é quinta feira e a nutri aqui não ia deixar vocês sem mais uma dica!!

No post anterior eu falei sobre a importância da água para nossa saúde, hoje vou falar um pouco mais sobre a importância dela para nossa beleza.


Beber água corretamente faz bem para a pele:


    Bom no post anterior falei que nosso corpo é composto por 70% de água e 70 % da composição química da pele também é de água que é o melhor hidratante existente na natureza.
  
    Ingerindo água em quantidade suficiente a pele é hidratada de dentro para fora. É importante a hidratação de fora para dentro também mas nenhum creme hidratante é capaz de fazer seu trabalho sozinho.
   
    A água que hidrata a pele provém das camadas inferiores da pele (epiderme e derme), hidrata toda a pele e evapora na superfície para a atmosfera. Esta é a chamada perda de água transepidérmica.



   A pele mantém sua hidratação através do manto hidrolipídico formado por água e ácidos graxos, responsável pela manutenção e lubrificação da pele, protegendo-a da evaporação excessiva de água e diversos tipos de microorganismos, desempenhando uma função de barreira e proteção.
    
   Elementos presentes na epiderme permitem que a pele fixe a água e esta é transportada para à derme e volta a epiderme e se fixa graças a um conjunto de compostos que é chamado de fatores de hidratação natural, então a perda de água é compensada pelo consumo de mais água e o uso de hidratantes que aumentam a capacidade da pele absorve-la (respeitando sempre seu tipo de pele, consulte seu dermatologista e esteticista para maiores informações).

  Com essa informação podemos ver que a água ajuda e muito na estética de nossa pele amenizando as rugas umas vez que a pele bem hidratada se tornam menos perceptíveis, no rejuvenescimento colaborando com os cremes, retardando o envelhecimento já que as fibras de colágeno responsáveis pela sustentação da pele, dependem da água para a sua renovação e seu bom funcionamento e também diminuindo a celulite,isso mesmo, uma má ingestão de água podem agravar aquela indesejável celulite, a hidratação correta aumenta a eficácia da microcirculação, facilita as trocas entre as células e com isso previne o acúmulo de toxinas, uma das causas da inflamação provocada pela celulite. A água hidrata os tecidos, purifica a pele, realizando a drenagem natural dos tecidos.





 Para os cabelos:

  Uma maneira de avaliar se a pessoa está se hidratando corretamente é olhar para os cabelos, se estão ressecados e sem vida é um dos fatores de que a ingestão de água pode não estar correta.
   A água é fundamental para a beleza dos fios, ela transportará nutrientes para a corrente sanguínea, nutrindo-os e hidratando-os.



Para a perda de peso:

  Beber água antes das refeições ajuda a aumentar a sensação de saciedade, auxilia no processo de digestão e melhora a prisão de ventre, e também ela é fundamental para o transporte de vitaminas e minerais e eliminação de toxinas, que vão manter nosso corpo em equilíbrio. Fora que as vezes as pessoas podem confundir a sensação de sede com fome.



   O que podemos concluir com tudo isso é que a água é fundamental para o equilíbrio de nosso corpo, nosso corpo é composto por milhares de células e elas para o funcionamento adequado precisam de uma hidratação adequada e nutrientes para nutri-las (os quais a água transporta). 




''Nosso corpo estando saudável por dentro refletirá em um corpo saudável por fora''
#ficaadica




E ai gostaram? comente aqui o que você gostaria de ver no próximo post.

Abraços da nutri e até a próxima! :)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Hidratação a importância.

Oi gente! Boa tarde!

Hoje eu vim falar nada mais nada menos que a hidratação.

Todos nós ouvimos que precisamos beber água, mais ou menos 2 litros de água por dia, beber água é importante etc etc etc. Mas porque ainda temos dificuldade em fazer nossa hidratação corretamente? Porque a maioria das pessoas não bebem água? São perguntas que todos nós fazemos.

Bom, a maioria dos casos é questão de hábito, a maior parte dos clientes que me procuram não tem o hábito de beber água, as vezes só lembram quando sentem muita sede e por muitas vezes partem para refrigerantes, sucos industrializados que junto com a água trazem substâncias nocivas para nossa saúde.

 Porque a água é tão importante? 

Nosso corpo é composto por 70% de água e essa faz parte de diversas reações químicas do nosso organismo, assim que absorvida ela é transportada pela corrente sanguínea junto com outros nutrientes e chega nas nossas células e tecidos hidratando e nutrindo também é importante para eliminação de toxinas, reposição de energia, fora que junto com o consumo de fibras (frutas, verduras etc) ela ajuda no funcionamento correto do intestino. Durante nosso dia perdemos essa água, sendo com o suor, urina, respiração entre outras atividades do nosso corpo, então é importante sempre repor a água perdida para não haver desidratação que pode trazer vários malefícios.





Como criar o hábito? 

    Uma dica que dou sempre é colocar o celular para despertar de hora em hora lembrando que precisa ingerir água, hoje há também alguns aplicativos no celular, no meu android eu uso o TecnoNutri que de hora em hora avisa que preciso beber água e a quantidade, fora que ele calcula suas necessidades não só de água, mas ajuda até mesmo com sua dieta lembrando do horário de suas refeições entre outras funções, é a tecnologia em nosso favor! :)
      Você pode levar uma garrafinha para seu trabalho ou manter na geladeira a quantidade ideal que deve consumir por dia de 2 a 3 litros para ir estimulando o consumo e isso se tornar habitual, claro que essas necessidades são individuais.


    

   Existem pessoas que não suportam água pura, mesmo não tendo sabor, tem uma certa resistência, para essas pessoas eu indico colocar folhas de hortelã, alecrim etc ou até mesmo colocar a fruta dentro (limão, laranja, morango etc) para que fique com um sabor leve e ingerir bastante fruta, legumes e verduras que são alimentos que contém bastante água em sua composição com isso consequentemente vai aumentando o seu consumo.
#dicadanutri





Como saber que não estou ingerindo água adequadamente?

  Uma coisa que eu falo sempre, sentir sede não é normal isso é sinal de que seu corpo já esta necessitado e não adianta beber 2 litros de uma vez só, a hidratação precisa ser durante todo o dia e gradualmente. Outro sinal é a urina, ela precisa ser incolor, quanto mais amarelada é sinal de que sua hidratação não esta sendo necessária. Muitas vezes aquelas dores de cabeça que sentimos pode ser falta de ingestão de água também, então antes de ficar se auto medicando, procure saber se não é falta de uma hidratação correta.
#pensenisso

   Aos poucos criamos esse hábito e depois sentiremos falta de quando não ingerirmos, no inicio vai ser difícil por vezes demorado, mas com persistência e dedicação conseguimos e garanto que valerá a pena para nossa saúde e consequentemente para beleza... Aliás, nosso próximo assunto será sobre os benefícios da água para a estética...
#fiqueligado


Por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado!
Comentem aqui em baixo o que gostariam de ver nos próximos post's.

Abraço da Nutri e até a próxima!!!






quinta-feira, 16 de maio de 2013

Lanches práticos (Parte 2)


Boa tarde pessoal!

Hoje vou continuar o assunto de lanches práticos, a grande maioria da população está sempre na correria e não tem tempo para preparar o lanche e muitas vezes de parar o que esta fazendo para comer, mas sabemos que essa paradinha é fundamental não é? Na semana passada falei sobre como fazer um sanduíche prático e saudável, hoje vou falar sobre o mix de frutas secas e oleaginosas que indico muito aos meus clientes como uma ótima opção de lanche.

Fruta seca e/ou desidratada: É toda aquela fruta que foi desidratada tanto naturalmente quanto por meio de máquinas específicas tendo o resultado final porções menores, maior concentração de nutrientes e menor chance de desenvolvimento de micro-organismo. Para quem não tem tempo de parar 15 minutos para descascar uma fruta ou não tem onde mantê-la, a fruta seca é uma ótima opção, já que a vida útil dela é maior, cerca de 6 meses, mais fácil de conservar já que não precisa de refrigeração, manusear e transportar.
    As frutas secas são ricas em fibras,Vitaminas A, do complexo B e sais minerais, algumas tem poder antioxidante e elas não tem aditivos químicos em sua composição a vitamina C é perdida pois não resiste ao calor.

Cuidados: O que precisamos cuidar é que as frutas secas são menores e são mais fáceis de consumir em excesso o que aumenta o valor calórico na hora de consumir.

Restrições: Pessoas com diabetes devem evitar o consumo excessivo pois a concentração de açúcar é alta,  e também pessoas propícias a desenvolver alergias e pacientes com candidíase de repetição. 

Como consumir: As frutas secas podem ser usadas em várias preparações, bolos, pães, farofas, saladas etc. E claro ser consumidas nos intervalos (lanche da manhã ou à tarde). Uma ótima opção também e para saciar a vontade de comer doces.

Quantidade: A quantidade varia de fruta para fruta, um exemplo é que as uvas passas o recomendado é 1 colher de sopa, damasco 5 unidades. Geralmente recomendo como uma porção a palma da mão.



Frutas oleaginosas: São ricas em gorduras insaturadas e poli-insaturadas que tem ação antioxidante, diminui o mal colesterol (LDL) assim aumentando o bom colesterol (HDL), diminuindo a incidência de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Entre as frutas oleaginosas estão: castanha do Brasil, avelã, nozes, amêndoas, castanha de caju.

Cuidados: As frutas oleaginosas são bastante calóricas então é importante cuidar a quantidade que será consumida. E algumas marcas vendem a fruta oleaginosas com sal em sua composição, evitar essas.

Restrições: Pessoas com alergias a alguma delas e pessoas portadoras do vírus da herpes.

Como consumir: Podem ser utilizadas em várias preparações também, saladas, pães, bolos etc. E entre as refeições (lanche manhã e tarde).

Quantidade: A quantidade varia, castanha do brasil de 2 a 3 unidades por dia, nozes 5 unidades, castanha de caju 3 unidades, avelãs até 10 unidades, amêndoas 10 a 13 unidades,  (Consulte sua nutricionista para maiores informações).




A grande dica é montar o seu mix de frutas secas e oleaginosas para levar para seu lanche. Exemplo: meia colher de sopa de uva passa, dois damascos e 2 castanhas do Brasil e espante a fome no meio da tarde. #dicadanutri

Monte seu mix!!

Será um lanche MUITO prático MUITO saboroso e MUITO saudável, não precisa de mais desculpas para não fazer seus lanchinhos. #ficaadica







E ai gostaram? O que gostariam de ver no próximo post? Deixe seu comentário :)

Abraços da Nutri Renata e até a próxima!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Lanches práticos (parte 1)


Boa tarde pessoal!!!

A pedido, hoje vim falar sobre lanches rápido e práticos.
Bom, quem não gosta de praticidade, não é? Mas o que muita gente acha é que se for seguir uma linha saudável acaba a praticidade, mas não é bem por ai.

Temos muita opção de lanches práticos e saudáveis, hoje vou falar um pouco melhor sobre os sanduíches.

Muitos clientes chegam ao consultório dizendo que não conseguem comer somente uma fruta à tarde, pois sentem muita fome e me perguntam se podem levar um sanduíche para o trabalho.
Sem problemas, podemos optar pelos sanduíches sim, desde que tomemos cuidado como este está sendo preparado.

Qual cuidado precisará ter? Primeiramente, o tipo de pão, cuidar para trocar o pão branco pelo integral, lembrando-se de cuidar os rótulos do pão que está consumindo para saber se realmente é integral. E em segundo, o que colocaremos de recheio.

Bom, primeiramente, o pão integral terá maior porte de vitaminas, minerais e fibras com isso o tempo de absorção será menor, assim fazendo com que haja maior saciedade, tirando o fato de que tem muitos nutrientes importantes para nosso organismo. 

O pão branco tem um grande porte de amido (o qual o pão integral também tem), que serve como um ‘’combustível’’ para nosso corpo, porém é um amido não resistente que, a absorção é muito rápida e terá maior porte de açúcares simples e gorduras.

O que colocar no recheio?  A maioria, pela praticidade, coloca presunto ou peito de peru, queijo e margarina.

Bom, falando sobre os embutidos (presunto, peito de peru, etc.), a maioria gosta de utilizar o peito de peru por ser uma opção mais saudável. De fato o peito de peru contém menor quantidade de gordura, porém é rico em sódio e outros aditivos químicos em sua composição como qualquer outro embutido. Então o que posso colocar no lugar como fonte de proteína? Podemos utilizar atum e sardinha, já que são ricas em gorduras benéficas (ômega 3). Existem várias receitas saborosas e naturais de pastinhas de atum e sardinha que podemos elaborar para deixar nosso lanchinho mais gostoso, exemplo:

Colocar o atum ou sardinha com cenoura (ou outro legume de sua preferência) + temperinho verde e bater tudo no liquidificador junto com azeite de oliva. Se você quiser, pode utilizar ainda outros temperos conforme for o seu gosto... E pronto! Uma ótima opção para colocar no seu pão!

Agora falando sobre os queijo, os queijos processados também passam por várias modificações, incluindo uma grande quantidade de sódio e outros aditivos, e grande quantidade de gordura. A melhor opção é utilizar queijo branco, como ricota ou queijo minas.

Margarina: Como havia falado em um post anterior, mesmo com novas formas de fabricação, não utilizando a hidrogenação, a margarina continua tendo grande quantidade de aditivos químicos em sua composição. Podemos substituir pela manteiga vegana, como já vimos nesse blog, ou por azeite de oliva purinho, uma vez que esse é uma gordura benéfica além de ser um ótimo antioxidante. #ficaadica

Viu? Não é tão difícil assim! Agora aqueles que não se contentam em comer só uma frutinha podem degustar um sanduíche saboroso e bem nutritivo...



Lembre-se: Sendo muito práticos e não cuidando da nossa alimentação, nosso futuro será nada prático, correndo atrás do prejuízo. Então o que você prefere? Vale a pena refletir e mudar para uma vida mais saudável, não é mesmo?!

Beleza então, pessoal, no próximo post vou trazer outras opções de lanches práticos e saudáveis, fiquem ligados e compartilhem! :)

Abraços da Nutri Renata e até a próxima!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Barrinhas de cereal: CUIDADO!


Oi gente!!!

Hoje vim falar sobre as famosas barrinhas de cereal.
A maioria das pessoas que estão em um plano de emagrecimento, e que querem seguir uma vida mais saudável, já vão direto para as prateleiras procurar barrinha de cereal, por quê? Porque a propaganda é clara, baixa quantidade de caloria, gordura, fonte de fibras e etc.

Mas a propaganda é verdadeira? A maioria das barras de cereal que encontramos no mercado tem baixo teor de fibras e às vezes não as contém! Isso mesmo, uma barra de cereal que não contém fibras. E ainda acrescentam gordura vegetal, altas doses de adoçantes, corantes e aditivos químicos, que como sabemos, em excesso fazem mal a saúde.

Como vamos ver nesses rótulos de uma barra de cereal, bastante vendida no mercado:




 Viram quantos aditivos?  e a quantidade baixa de fibras? Em um delas contém gordura vegetal,(que é uma gordura criada pela indústria, nada natural) e nas duas contém muito açúcar e até mesmo sal.

Por isso, assim como no pão como vimos aqui nesse mesmo blog: http://renatafreitasnutricionista.blogspot.com.br/2013/04/cuidado-com-os-rotulos.html precisamos cuidar dos rótulos para fazer uma escolha mais saudável, preferir aquelas barrinhas in natura, de quinoa, gergelim, castanha, avelã ou de frutas desidratadas etc.

Aproveitando o assunto, para substituir essas barras de cereal industrializadas, segue então uma receitinha especial, que encontrei no blog, Cozinhando sem glúten: http://cozinhando-sem-gluten.blogspot.com.br/ muito saudável, e muito prática, que você pode levar para o trabalho, como opção de lanche.

Ingredientes:
1/4 de xíc. de amêndoas
3/4 de xíc. de quinoa em flocos
1/4 de xíc. de sementes de chia
1/2 xíc. de ameixas pretas (sem caroço)
2 CS de passas de uvas branca
1/2 xíc. de nozes pecan
1 CS de sementes de linhaça
2 bananas amassadas (maduras)

Modo de fazer:
Bata no processador as nozes, as amêndoas, a quinoa e a chia (lavada e escorrida). 
Acrescente as ameixas, as passas e a linhaça e bata mais. Por último acrescente a banana
amassada e bata até formar uma massa.
Forre uma assadeira com papel manteiga e espalhe a massa com uma espátula. Deixe lisinha e uniforme. Quebre uns pedacinhos de nozes e coloque por cima  pressionando com o dedo.
Leve ao forno 170ºC por uns 15 a 20 min. Retire do forno, deixe esfriar e corte as barrinhas do
tamanho que quiser. Guarde em recipiente bem fechado na geladeira.



Outra receita prática e que não precisa ir no forno:

Ingredientes:

1 XÍC DE CASTANHA DO PARÁ
1 XÍC DE TÂMARA
1 XÍC DE AMÊNDOAS

Modo de fazer:

Bata tudo no liquidificador até que fique uma pasta homogênea e depois com papel manteiga ou alumínio, amasse e coloque na geladeira.

Você pode colocar no lugar da tâmara, ameixa e ir modificando como for da sua preferência!!!

Fica uma delícia, e muito saudável, pode comer sem culpa!!!!! :)



E ai gostaram?
Aproveitem as dicas e até a próxima!!


Comente aqui o que você gostaria de ver no próximo post.