Olá pessoal!!!! Boa tarde!!!
Hoje vim falar sobre a Gordura Trans que muita gente já esta cansada de ouvir: Gordura Trans faz mal para o coração, gordura trans engorda etc. Mas porque ainda existem vários produtos que utilizam ela em seus componentes? Porque alguns dizem que é 0% gordura trans, mas na verdade de zero não tem nada?
Bom na verdade são perguntas chatas mas as indústrias hoje em dia querem vender seus produtos e quanto mais saborosos, crocantes e durar mais, pra eles é vantajoso e claro que nosso paladar adora também!
Tá Renata, e como saber que o alimento que se diz 0% gordura trans na verdade tem?
É o que vamos ver hoje! Se liga ai! :)
Primeiro o que é a Gordura Trans?
A gorduras trans é um tipo especial de gordura formada por um processo de hidrogenação, quer seja natural que ocorre quando ácidos graxos ingeridos por ruminantes são hidrogenadas parcialmente, devido a enzimas da flora microbiana intestinal desses animais ou artificial (usado em produtos industrializados) que é misturado hidrogênio gasoso, óleos vegetais poliinsaturados e um catalisador sobre temperatura e pressão apropriados que vai resultas em ácidos graxo com ponto de fusão alto e mais estabilidade ao processo de oxidação lipídica.
Ela é bastante citada hoje em dia devido sua nocividade ao corpo humano, ela aumenta o colesterol total e LDL (colesterol ruim) e diminui a HDL (colesterol bom) aumentando então as chances do aparecimento de placa de ateroma, isto é, a placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar infarto ou derrame cerebral.
Como cuidar os rótulos?
Observe a embalagem desse biscoito:
Veja que na embalagem na frente diz Og de gordura TRANS, nas informações nutricionais realmente diz 0g de gordura trans como destacado, mas nos INGREDIENTES contém: GORDURA VEGETAL HIDROGENADA. Isso nos mostra que esse alimento certamente contém gordura trans.
Mas isso pode?
A resolução obriga os fabricantes de alimentos industrializados a declarar a quantidade de gordura trans no produto então a indústria utiliza uma técnica para continuar vendendo com gordura trans declarando-os com "0% de gordura trans" ou "Não contém...", "Livre de...", "Zero %
de...", "Isento de..." ou similar. O fabricante escolhe o tamanho de sua porção para que a quantidade de gordura trans fique abaixo de 0,2g. ( que pode ser máximo de 0,2g de gorduras trans e de 2g de gorduras saturadas por porção).
Exemplo: Um fabricante de biscoito pode colocar em sua embalagem que 1 biscoito é uma porção sendo que a maioria contém mais de 1 biscoito por embalagem, ou seja se você consumir mais de 1 biscoito já estará extrapolando a quantidade de gordura trans por dia.
Outro exemplo:
Mesma coisa, na embalagem diz 0g de gordura trans e nos ingredientes contém Gordura Vegetal.
Então a maneira mais segura de você saber que o alimento não contém gordura trans é olhar os ingredientes, se tiver GORDURA VEGETAL HIDROGENADA ou GORDURA VEGETAL pode contar que esse alimento contém gordura trans sim!
A pergunta é:
Eu nunca vou poder consumir esses alimentos?
Claro que pode, mas desde que eles não façam parte de sua rotina, a preocupação maior é para aqueles que utilizam esses alimentos industrializados no seu dia a dia! E ainda por cima alguns alimentos que se dizem saudáveis podem conter gordura trans também!
Como é o exemplo dessa BARRA DE CEREAL:
A principio você acha que é um alimento saudável que vai poder consumir todos os dias mas na verdade contém Gordura Trans que não é nada saudável!
Em um post anterior eu falei mais sobre as escolhas de barrinha de cereal confere lá:
http://renatafreitasnutricionista.blogspot.com.br/2013/05/barrinhas-de-cereal-cuidado.html
O importante sempre é fazermos as escolhas certas e isso é possível, se colocarmos esse hábito em nosso dia a dia ficará mais fácil de escolher os produtos certos, converse com seu nutricionista ele saberá indicar e mostrar sempre como fazer as melhores escolhas!
#ficaadica
Por hoje é só então pessoal, espero que tenham gostado e aproveitem as dicas!!!!
Um abraço de Nutri Renata e até a próxima :)
Comente aqui o que você gostariam de ver na próxima semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário