quinta-feira, 27 de junho de 2013

Yacon - a batata do bem!

Olá gente, tudo bem???

Na semana passada tive uns probleminhas e fiquei devendo um post, mas não desisti de vocês viu???

E hoje estou aqui, para falar da famosa e bafônica: BATATA YACON!

Diferente da maioria dos tubérculos e raízes que armazenam carboidratos na forma de amido, o Yacon armazena frutooligossacarideos (FOS), que são açúcares que não são digeridos diretamente pelo nosso organismo devido à ausência de enzimas necessárias para o metabolismo destes elementos sendo considerados compostos bioativos na alimentação tornando assim a batata Yacon um alimento funcional.

Ela é conhecida por ajudar no controle da glicemia, enquanto os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente o que gera um aumento súbito na taxa de glicose e picos de insulina o Yacon devido o tamanho de sua molécula são digeridos e absorvidos lentamente ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia.

Ja foi visto também que ela tem poder antioxidante, uma vez que ela pertence a família botânica Asteracea que contém números consideráveis de compostos fenólicos com atividade antioxidante que além de protegerem as membranas celulares contra danos causados pelo radicais livres, agem no organismo produzindo efeito anticarcinogênico, antiinflamatório, anticolesterolêmico e de regulação glicêmica.

Então a batata yacon além de ser eficaz para os diabéticos existem vários benefícios para a saúde ela possui baixa caloria a cada 100g de batata yacon tem 30 calorias aproximadamente e é rica em água, gera sensação de saciedade por ser um alimento rico em fibras, ajuda a regular o intestino uma vez que é rica em inulina um prebiótico tipo de carboidrato do grupo dos FOS que favorecem a flora intestinal, com tudo isso ela é uma ótima aliada para quem quer perder peso.

O gosto da batata Yacon lembra o da perâ ou melão e o aspecto é parecido com uma batata doce. 



Como usar?

Você pode usá-la em lanches entre as refeições uma vez que pode ser consumida crua e em preparações de sucos,  até mesmo no famoso suco verde, preparação de farinhas, bolos, pães enfim onde sua imaginação permitir.

Segue ai então uma receita que achei interessante compartilhar com vocês, de bolo de batata yacon, livre de glúten e leite:



BOLO DE BATATA YACON

Ingredientes:

  • - 3 ovos médios (de preferência caipiras)
  • - 3 colheres (sopa) de óleo de coco (levemente aquecido, para que fique líquido)
  • - 3 unidades (médias) de batata yacon, descascadas e picadas
  • - 1 xícara (chá) de açúcar demerara orgânico
  • - 1 xícara (chá) de farinha de arroz
  • - 1 xícara (chá) de amido de milho
  • - 1 colher (chá) de canela em pó
  • - 1 colher (sopa) de fermento em pó



Modo de Preparo:

  • Em um liquidificador, bata os ovos, o óleo de coco e o açúcar até ficar homogêneo. Acrescente a batata yacon e liquidifique bem. Despeje em uma tigela e aos poucos acrescente a farinha de arroz, o amido de milho e a canela, misturando suavemente. Por último, coloque o fermento e misture. Despeje a massa em uma forma ou refratário de vidro, untado e enfarinhado (com farina de arroz), e leve ao forno (pré-aquecido a 180°C por 15 minutos) por cerca de 40 minutos.


    E pronto, você terá um bolo delicioso e muito funcional ;)



    E aí, gostaram?

    Comente aqui o que você gostaria de ver no próximo post!

    Para dicas no seu dia a dia curta minha página no facebook: https://www.facebook.com/NutricionistaRenataFreitas

    Abraços da nutri e até o próximo!!!!



. 
Fontes:  Zamberlan P, Corradi G. BATATA YACON disponível em:     http://nutricore.com.br/app/webroot/img/bibliotecas/Batata%20Yaconl.pdf
               Santana I, Cardoso M.H. Yacon tuberous root (Smallanthus sonchifolius): cultivation potentialities, technological and nutritional aspects. disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cr/v38n3/a50v38n3.pdf 
                VPonline: http://www.vponline.com.br/_site/receita_20.php


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Gordura Trans, cuidado com as embalagens!

Olá pessoal!!!! Boa tarde!!!

Hoje vim falar sobre a Gordura Trans que muita gente já esta cansada de ouvir: Gordura Trans faz mal para o coração, gordura trans engorda etc. Mas porque ainda existem vários produtos que utilizam ela em seus componentes? Porque alguns dizem que é 0% gordura trans, mas na verdade de zero não tem nada? 

Bom na verdade são perguntas chatas mas as indústrias hoje em dia querem vender seus produtos e quanto mais saborosos, crocantes e durar mais, pra eles é vantajoso e claro que nosso paladar adora também!

Tá Renata, e como saber que o alimento que se diz 0% gordura trans na verdade tem? 

É o que vamos ver hoje! Se liga ai! :)

Primeiro o que é a Gordura Trans?

A gorduras trans  é um tipo especial  de gordura formada por um processo de hidrogenação, quer seja natural que ocorre quando ácidos graxos ingeridos por ruminantes são hidrogenadas parcialmente, devido a enzimas da flora microbiana intestinal desses animais ou artificial (usado em produtos industrializados) que é misturado hidrogênio gasoso, óleos vegetais poliinsaturados e um catalisador sobre temperatura e pressão apropriados que vai resultas em ácidos graxo com ponto de fusão alto e mais estabilidade ao processo de oxidação lipídica.
 Ela é bastante citada hoje em dia devido sua nocividade ao corpo humano, ela aumenta o colesterol total e LDL (colesterol ruim) e diminui a HDL (colesterol bom) aumentando então as chances do aparecimento de placa de ateroma, isto é, a placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar infarto ou derrame cerebral.

Como cuidar os rótulos?

Observe a embalagem desse biscoito:



Veja que na embalagem na frente diz Og de gordura TRANS, nas informações nutricionais realmente diz 0g de gordura trans como destacado, mas nos INGREDIENTES contém: GORDURA VEGETAL HIDROGENADA. Isso nos mostra que esse alimento certamente contém gordura trans.

Mas isso pode? 

A resolução obriga os fabricantes de alimentos industrializados a declarar a quantidade de gordura trans no produto então a indústria utiliza uma técnica para continuar vendendo com gordura trans declarando-os  com "0% de gordura trans" ou "Não contém...", "Livre de...", "Zero % de...", "Isento de..." ou similar.  O fabricante escolhe o tamanho de sua porção para que a quantidade de gordura trans fique abaixo de 0,2g. ( que pode ser máximo de 0,2g de gorduras trans e de 2g de gorduras saturadas por porção). 

Exemplo: Um fabricante de biscoito pode colocar em sua embalagem que 1 biscoito é uma porção sendo que a maioria contém mais de 1 biscoito por embalagem, ou seja se você consumir mais de 1 biscoito já estará extrapolando a quantidade de gordura trans por dia.



Outro exemplo:




Mesma coisa, na embalagem diz 0g de gordura trans e nos ingredientes contém Gordura Vegetal.
 
Então a maneira mais segura de você saber que o alimento não contém gordura trans é olhar os ingredientes, se tiver GORDURA VEGETAL HIDROGENADA ou GORDURA VEGETAL pode contar que esse alimento contém gordura trans sim!

A pergunta é: 

Eu nunca vou poder consumir esses alimentos?

Claro que pode, mas desde que eles não façam parte de sua rotina, a preocupação maior é para aqueles que utilizam esses alimentos industrializados no seu dia a dia! E ainda por cima alguns alimentos que se dizem saudáveis podem conter gordura trans também! 

Como é o exemplo dessa BARRA DE CEREAL:



 A principio você acha que é um alimento saudável que vai poder consumir todos os dias mas na verdade contém Gordura Trans que não é nada saudável!

 Em um post anterior eu falei mais sobre as escolhas de barrinha de cereal confere lá: 

 http://renatafreitasnutricionista.blogspot.com.br/2013/05/barrinhas-de-cereal-cuidado.html

O importante sempre é fazermos as escolhas certas e isso é possível, se colocarmos esse hábito em nosso dia a dia ficará mais fácil de escolher os produtos certos, converse com seu nutricionista ele saberá indicar e mostrar sempre como fazer as melhores escolhas!
#ficaadica

Por hoje é só então pessoal, espero que tenham gostado e aproveitem as dicas!!!!

Um abraço de Nutri Renata e até a próxima :)


Comente aqui o que você gostariam de ver na próxima semana!


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Reaproveitamento de alimentos

Oi pessoal boa tarde!!

Como é semana do meio ambiente, hoje resolvi trazer umas receitinhas de reaproveitamento de alimentos. Geralmente quando cozinhamos verduras, legumes ou consumimos frutas, nosso cestinho de lixo fica cheio de restos.

Não desperdiçar alimentos colabora com nosso meio ambiente, reduzir o desperdício ajuda a economizar recursos naturais como a água e também evitando desmatamento desnecessário e poluição. 

As cascas dos legumes e das frutas, as sementes e os talos, são geralmente jogados no lixo. Mas é possível fazer refeições inteiras, criativas e nutritivas com essas partes.

Ai vão algumas receitas que você pode incluir no seu dia a dia, que são saborosas e muito nutritivas: 

SUCO DE CASCA DE MANGA

Ingredientes:
  • Casca de 5 mangas
  • 1 litro e meio de água
  • Açúcar ou mel a gosto

Modo de preparar :

Lave e higienize bem as mangas, descasque e reserve as cascas. Leve para o liquidificador as cascas com água e bata por 2 minutos. Coe, adoce e sirva gelado.






Rico em vitaminas, minerais e fibras ótimo para o funcionamento do intestino!


ENSOPADINHO DE ENTRECASCA DE MELANCIA (aquela parte entre a polpa e casca).

Ingredientes:

  • 3 a 4 xícaras de entrecasca de melancia ou mamão
  •  1/2 tomate
  • 1/2 cebola cortada picadinha
  • 1/2 dente de alho
  • salsa e cebolinha picados
  • óleo de soja


Modo de Preparo:

Fazer um refogado com o óleo, tomate, cebola, sal e alho. Juntar a melancia cortada em cubos e colocar água. Deixar cozinhar um pouco juntar a salsa e a cebolinha picadas. Cozinhar mais um pouco, sem deixar amolecer muito.

Pode usar como molhos para qualquer preparação que for de sua preferência! 





Contém algumas Vitaminas do complexo B, Vitamina A e alguns minerais que são importantes para o funcionamento correto de nosso organismo!


POLENTA NUTRITIVA

Ingredientes:

  • 1 xícara de talos picados
  • 1 xícara de folhas picadas
  • 1 xícara de legumes picados
  • 1 cebola picadinha
  •  2 dentes de alho amassados
  • 100g de margarina ou óleo
  • 500g de fubá
  • Sal (o necessário)
  • 2 litros de água


Modo de Preparo

Lavar as folhas e os legumes muito bem, picá-los e levá-los para refogar. Em uma panela, colocar a margarina ou o óleo. Depois de aquecido juntar a cebola e o alho para refogar um pouco. Acrescentar as folhas e talos e mexer bem. Depois de tudo refogado, acrescentar a água para cozinhar. Quando tudo estiver cozido, temperar com sal e pimenta, acrescentar a água e ir derramando o fubá sempre mexendo para não empelotar. Deixar cozinhar bem, mexendo com colher de pau, até soltar do fundo da panela.
Colocar em uma assadeira ou refratário. Pode ser servida com molho!



Carboidrato vitaminas e minerais para dar energia para o dia puxado!


Essa é a minha preferida:

Tira - gosto de sementes

Ingredientes

  •  Sementes de abóbora ou melão
  •  Sal a gosto


Modo de Preparo:

Lavar bem as sementes e salgá-las. Deixar secar por 24horas. Levar ao forno para tostar!

Ótimo para aperitivos ou para colocar por cima da salada para dar aquela crocância! 




As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno nutriente importante para proteger o organismo de doenças cardiovascular e prevenir o câncer, auxiliam também na redução dos sintomas da TPM  e menopausa, é rica em Vitamina E, antioxidante que previnem o envelhecimento celular, ajudam no intestino  pois são ricas em fibras, tem ação vermífuga devido ao princípio ativo cucurbitacina que contém na semente, ajuda na depressão pois contém triptofano que é precursor da serotonina hormônio relacionado ao bem-estar, rica também em minerais que ajudam no sistema imunológico.




E ai gostaram? com pequenos gestos ajudamos o mundo e melhoramos nossa saúde, podemos estar desperdiçando parte dos alimentos que muitas vezes achamos desnecessárias mas que são na verdade importantes para nosso organismo!
#ficaadica


Bom gente por hoje é só, espero que tenham gostado!

Abraço da Nutri Renata e até a próxima!!!!



Comente aqui o que você gostaria de ver no próximo post ;)