Boa tarde gente, hoje é minha primeira postagem, e vim falar sobre pães!!
Esta rolando muito na internet sobre a comparação de pão integral e alguns que se dizem integral. Pois bem, é uma realidade, existem muitos pães no mercado, que no rótulo está escrito bem grande, pão integral, 7 grãos, 12 grãos, 14 grãos. Mas até onde isso é verdade? Será que estamos levando para casa o que realmente estamos pagando? Porque tudo tem um preço não é mesmo?
Bom, muitas pessoas quando estão preocupadas com a saúde e perda de peso, se preocupam antes de comprar, em ver o rótulo, mas geralmente acabam se detendo somente a tabela de calorias! Mas Renata, a tabela de calorias não é importante? Claro que não podemos consumir alimentos muito calóricos quando queremos perder peso, mas isso de fato não é determinante.
Então como vamos saber se aquele alimento é realmente saudável?
Bom começamos pelo seguinte:
Vamos comparar dois pães de marcas diferentes, mas com a mesma linha, que se determinam pão integral.
Observem que no rótulo azul, o primeiro ingrediente é de fato farinha integral e contém 3,2g de fibra, e no segundo rótulo o primeiro ingrediente é farinha branca e contém menor quantidade de fibra, apenas 2,1g. Esse segundo ainda não é tão ruim, comparado com outros pães que tem no mercado e que se dizem integrais. Alguns não tem nada de farinha integral, isso mesmo, nada, eles colocam somente farinha branca e misturam com alguma semente.
Por isso é importante lermos os ingredientes, pois é lá que vamos saber o que realmente contém no produto, e se podemos confiar na propaganda e pagar o preço justo!
E sobre os pães orgânicos qual é a diferença?
Existe no mercado, pães integrais orgânicos, que muitas vezes são o dobro do preço e menores. Agora basta saber se realmente vale pagar o preço, para isso vou comparar o pão do rótulo azul que é 100% integral porém não é orgânico com um pão orgânico.
Agora observem o rótulo lilás, de um pão orgânico, ele é 100%integral e produzido com produtos naturais, já o de rótulo azul, é 100% integral porém contem conservantes e emulsificantes (os quais em excesso nosso fígado não consegue metabolizar).Os conservantes, servem para o pão durar por mais tempo na prateleira e em casa, os pães orgânicos costumam ''estragar'' mais rápido, e isso é um dos grandes motivos que ja os fazem menores.
E agora aquela velha pergunta: Qual pão consumir?
- Se você tem condições de comprar um pão um poquinho mais caro, com certeza eu recomendaria o pão orgânico, mas sem essas condições peço sempre para que cuidem ao menos que o pão seja 100%integral, já que o preço não difere tanto dos outros que se dizem integral, ou então para quem tem tempo, eu sempre tenho receitinhas para que o mesmo seja feito em casa, o que é muito melhor é claro!
Bom espero que tenham gostato das dicas, além desse cuidado estar ligado a saúde, liga também ao bolso, afinal, ninguém gosta de ser enganado não é mesmo?
Obrigada pessoal e até a próxima!
Abraços da nutri Renata!
Muito interessante.
ResponderExcluir