quinta-feira, 25 de abril de 2013

Manteiga vegana com ervas!

Oi gente, boa tarde!

   Hoje resolvi trazer uma receita, que eu achei e resolvi compartilhar com vocês, a manteiga vegana. Vocês já devem ter ouvido falar, mas sempre é bom reforçar o porquê indicamos essa receita, eu particularmente estou indicando sempre para meus clientes.
Apesar do nome, não a recomendo somente para vegetarianos, mas para todos que estão querendo seguir uma vida mais saudável.
   
    Porque é saudável?  O azeite de oliva é rico em gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir a quantidade de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) o ‘’mau’’ colesterol,  do organismo, reduzindo então o risco de infarto e até mesmo de AVC.  Com seu consumo regular reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos (que podem obstruir).  Além de ser antioxidante, pois é rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento e doenças degenerativas, como por exemplo, o câncer.

E a manteiga convencional? E a margarina?

    A gordura do azeite de oliva não se transforma em colesterol, já a da manteiga por ser uma gordura saturada (em excesso) aumenta as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) o ‘’mau’’ colesterol.
  E a margarina? A margarina foi fabricada justamente para substituir a manteiga, mas com o tempo em várias pesquisas, descobriram a gordura trans em sua composição, mesmo com novas técnicas de preparo não utilizando mais a hidrogenação na maioria das marcas, a margarina continua tendo muito aditivos químicos em sua composição, enquanto a manteiga só pode ser incluída sal.
    Em quantidades moderadas, nenhumas das duas elevam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Mas como em estudos o azeite de oliva tem se mostrado só em benefícios, indico sempre para que seja um ótimo substituto, além de poder ser consumido por pessoas portadoras de colesterol alto e com intolerância a lactose.
    
   O azeite de oliva, assim como a manteiga e a margarina é calórico sim, pois é rico em gordura, uma colher de sopa contém em torno de 90 Kcal  então como qualquer outro alimento, consumido em excesso pode engordar. Mas lembre-se quando se trata de um alimento saudável isso não é relevante, uma vez que soubermos dosar isso no nosso dia a dia.

 Então vamos à receita:

Você vai precisar de:
  • Azeite de oliva (com acidez máxima de 0,5%)
  • Ervas de sua preferência (Manjericão, alecrim, orégano, entre outras).

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente de sua preferência, pode ser colocada em forminhas de gelo também. 

Azeite com ervas em recipiente grande
Azeite com ervas em forma de gelo




























Leve a geladeira, até ganhar consistência (algumas horas no congelador).

Azeite solidificado (recipiente grande)











Azeite solidificado (forma de gelo)

































                                                                                        

Obs: Se não ficar em uma consistência parecida com a manteiga, seu azeite pode estar ‘’batizado’’ com outros óleos.

E pronto! Agora você pode usar no seu pão, ou até mesmo em suas receitas prediletas!



Fonte imagens: www.nutricionario.com
www.pergunteaonutricionista.com.br
www.cantinhovegetariano.com.br



Fácil não é?

Espero que tenham gostado!
Abraços e até a próxima.
Nutri Renata :)

PS: Me conte que assunto você gostaria de ver na próxima postagem!


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cuidado com os rótulos!

Boa tarde gente, hoje é minha primeira postagem, e vim falar sobre pães!!

Esta rolando muito na internet sobre a comparação de pão integral e alguns que se dizem integral. Pois bem, é uma realidade, existem muitos pães no mercado, que no rótulo está escrito bem grande, pão integral, 7 grãos, 12 grãos, 14 grãos. Mas até onde isso é verdade? Será que estamos levando para casa o que realmente estamos pagando? Porque tudo tem um preço não é mesmo?
Bom, muitas pessoas quando estão preocupadas com a saúde e perda de peso, se preocupam antes de comprar, em ver o rótulo, mas geralmente acabam se detendo somente a tabela de calorias! Mas Renata, a tabela de calorias não é importante? Claro que não podemos consumir alimentos muito calóricos quando queremos perder peso, mas isso de fato não é determinante.
Então como vamos saber se aquele alimento é realmente saudável?

Bom começamos pelo seguinte:

Vamos comparar dois pães de marcas diferentes, mas com a mesma linha, que se determinam pão integral.


 Observem que no rótulo azul, o primeiro ingrediente é de fato farinha integral e contém 3,2g de fibra, e no segundo rótulo o primeiro ingrediente é farinha branca e contém menor quantidade de fibra, apenas 2,1g.      Esse segundo ainda não é tão ruim, comparado com outros pães que tem no mercado e que se dizem integrais. Alguns não tem nada de farinha integral, isso mesmo, nada, eles colocam somente farinha branca e misturam com alguma semente.
Por isso é importante lermos os ingredientes, pois é lá que vamos saber o que realmente contém no produto, e se podemos confiar na propaganda e pagar o preço justo!

E sobre os pães orgânicos qual é a diferença?

Existe no mercado, pães integrais orgânicos, que muitas vezes são o dobro do preço e menores. Agora basta saber se realmente vale pagar o preço, para isso vou comparar o pão do rótulo azul que é 100% integral porém não é orgânico com um pão orgânico.


   Agora observem o rótulo lilás, de um pão orgânico, ele é 100%integral e produzido com produtos naturais, já o de rótulo azul, é 100% integral porém contem conservantes e emulsificantes (os quais em excesso nosso fígado não consegue metabolizar).Os conservantes, servem para o pão durar por mais tempo na prateleira e em casa, os pães orgânicos costumam ''estragar'' mais rápido, e isso é um dos grandes motivos que ja os fazem menores.
    E agora aquela velha pergunta: Qual pão consumir?
- Se você tem condições de comprar um pão um poquinho mais caro, com certeza eu recomendaria o pão orgânico, mas sem essas condições peço sempre para que cuidem ao menos que o pão seja 100%integral, já que o preço não difere tanto dos outros que se dizem integral, ou então para quem tem tempo, eu sempre tenho receitinhas para que o mesmo seja feito em casa, o que é muito melhor é claro!

Bom espero que tenham gostato das dicas, além desse cuidado estar ligado a saúde, liga também ao bolso, afinal, ninguém gosta de ser enganado não é mesmo?

Obrigada pessoal e até a próxima!

Abraços da nutri Renata!