Vocês já devem ter ouvido falar ou até mesmo ter feito a dieta da sopa, dieta da lua, dieta do atum, da linhaça, da proteína, do tipo sanguíneo, dieta dos pontos... ufa.. quanta coisa! (e tem muito mais..)
Essas dietas são usadas como milagrosas do tipo: perca 10kg em 15 dias com a dieta da linhaça, perca 4 kg em uma semana com a dieta detox e assim por diante. Quem nunca comprou uma revista porque tinha essa informação na capa?
De fato essas dietas funcionam em um determinado tempo, mas será que você consegue mantê-las? São altas restrições alimentares, ninguém consegue passar o resto da vida comendo sopa ou tomando shakes e comendo carne e peito de peru o dia inteiro né?
No primeiro mês vai ''emagrecer'' e depois que acabar essa dieta, será que a pessoa vai conseguir manter o peso? Se ela continuasse, talvez, mas será que a pessoa de fato emagrece (troca gordura por músculo) ou perde peso na balança?
A mulherada principalmente tem um medo da balança e quer que o ponteiro esteja sempre lá embaixo, mas será que a balança diz tudo?
A imagem diz tudo né? Precisamos pensar que nosso corpo é formado por água, tecidos, órgãos, gordura, músculos, ossos e que tudo isso conta na hora de se pesar! Ou seja, se você perder músculo, vai diminuir na balança, mas todos sabemos que perder músculo não é legal né? e com falta de nutrientes necessários para manter o organismo funcionando corretamente, pode acontecer essa perda, fora a perde de nutrientes importantes.
Em um estudo realizado com pacientes de um ambulatório que alguma vez na vida teriam aderido a dieta da moda, mostrou a seguinte tabela de sintomas¹:
Em um outro estudo que avaliou as dietas postadas na internet concluiu que a análise da adequação e energia, segundo o RDA de 1989, demonstrou que todas estão inadequadas, podendo, com a sua adoção por um período prolongado, trazer riscos potenciais à saúde, e que a internet é um importante meio de comunicação mas que não tem fiscalização do seu conteúdo e com isso são veiculadas informações incorretas e inadequadas como as dietas da moda que não consideram o equilíbrio nutricional.²
Ainda tem e veicula muito a dieta dos pontos que conta os pontos pelas calorias do alimento, ou seja, a pessoa escolhe o alimento que quer consumir pensando somente nos pontos e não na qualidade desse alimento.
E hoje esta sendo usado muito a dieta da proteína com outros nomes divulgados por ai, até livros famosos que se baseia em ingerir alimentos proteicos e não ingerindo carboidratos, gorduras.. e como fica a energia? e as fibras aonde vão encontrar? com essa dieta terá várias deficiência de minerais, vitaminas uma vez que essa dieta restringe até frutas. Fora que a pessoa fica sem energia e um mau humor do cão, uma vez que quem libera serotonina são as fontes de carboidrato.
E também toda essa restrição alimentar podem levar a um transtorno alimentar como bulimia, anorexia³. E ao tal efeito ''sanfona'' justamente porque a pessoa não consegue seguir com essa dieta pra sempre, vai perder peso depois volta a se alimentar ''normalmente'' e volta a ganhar peso, depois encontra outra dieta, faz, perde peso e assim por diante.
Dieta não é sinônimo de alimentação saudável muito menos de uma melhor qualidade de vida, nós nutricionistas insistimos na REEDUCAÇÃO ALIMENTAR justamente para a pessoa aprender a se alimentar, aprender a ter escolhas saudáveis e saber encontrar o equilíbrio, claro que cada um tem sua individualidade, por isso que sempre é bom procurar um profissional capacitado que saberá orientar as melhores escolhas. #ficaadica
A reeducação alimentar fará com que de fato emagreça, mas com SAÚDE e com um resultado definitivo! Faça a escolha certa! #dicadanutri
É isso então gente, obrigada pela sua atenção e espero que tenham gostado!
Um abraço e até o próximo!!! :)
Gostou do post? deixe seu comentário:
Referências:
1.Betoni F, Skzypek V.P et al, Ceni3Evaluation of the use of fad diets to patients at an outpatient specialty nutrition and its implications in metabolism, 17jun 2010, ConScientiae Saúde, 2010;9(3):430-440.
2. Santana H.M, Mayer M, et al, Avaliação da adequação nutricional das dietas para emagrecimento veiculadas pela internet.
3. Alvarenga M, Larino M,A, Terapia nutricional na anorexia e bulimia nervosa, Rev. Bras. Psiquiatr. vol.24 suppl.3 São Paulo Dec. 2002.